top of page

NOTA DE DESOCUPAÇÃO DA REITORIA: VITÓRIA COM GOSTO DE UBUNTU!

  • Articulação dos Povos!
  • 27 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

Nós do Movimento Ocupa UFRB, movimento reivindicatório, protagonizado pelo Coletivo Unificado de Estudantes Quilombolas na UFRB, Coletivo de Estudantes Indígenas na UFRB e Movimento Negro Unificado – MNU Recôncavo, em parceria com o Movimento Estudantil da UFRB e diversos aliados(as), tornamos pública a vitória da UFRB neste grande e importante movimento! UBUNTU é a palavra que melhor sintetiza o sentimento de união, compromisso, empatia, companheirismo e cooperação-mútua nesses longos oito dias que ocupamos o que é nosso, pois a UFRB é a Federal do Recôncavo. Com o suor, sangue e lágrimas negras e indígenas que esse pedaço de chão foi forjado. Sem nós, povos tradicionais (em especial quilombolas e indígenas), não existiria Recôncavo!

Essa foi nossa primeira grande mobilização articulada conjunta por organizações étnicas na Federal do Recôncavo. Foram dias consecutivos de ocupação sem arredarmos o pé! Dias em que existiram momentos de cansaço, de incertezas, foram muitos os desafios postos. Foram muitas as tentativas de nos desmobilizar, isolar, desqualificar, descredibilizar, ridicularizar e silenciar. Nós sabemos ‘quem chegou junto e colou com noix’ e ‘quem ficou na trairagem e conspirou contra’, a memória da luta é fundamental. Estivemos atentos e fortes no cenário de guerra posto, sem jamais baixarmos em um só instante a guarda!

Avançamos para além do que até mesmo estabelecemos como objetivo inicial de nossa ocupação, isso é somente a comprovação do quão grande nós somos quando unidos, nos damos as mãos, quando nossas vozes ecoam poderosas em um som tom! Abrimos um caminho de luz, de um futuro melhor a tod@s!

Informamos que todas as reivindicações apresentadas por nós foram alcançadas! E após dois dias de negociação direta junto à reitoria da nossa UFRB, demos por encerrada a ocupação no fim da tarde do dia 25 de setembro (quarta), movimento esse que sem dúvida expressa um marco de alegria, luta e vitória na história de nossa universidade!

Reafirmamos nosso compromisso e apoio público, já declarado na posse, junto à nova gestão, na figura do magnífico reitor, o professor doutor Fábio Josué. Continuaremos na construção coletiva, permanente e responsável de nossa Federal do Recôncavo. Nós temos uma ligação ancestral com esse rico pedaço de terra, e não seria diferente com a universidade que nasce no seio desse território.

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas, organizações e forças superiores que nos ajudaram e abriram caminho por todo esse trajeto. Podemos ter balançado, mas foram por suas muitas mãos que não nos deixaram cair! Uma aparentemente simples manifestação de solidariedade, o alimento doado, a assinatura da nota pública coletiva de apoio ou a fala explícita de abraço ao movimento. É importante que mencionemos a tremenda ajuda que recebemos dos(as) feirantes, das lideranças comunitárias e dos(as) servidores(as) terceirizados(as), a quem nos sentimos acolhidos(as) e cuidados(as)! Também é importante mencionar a importância das manifestações de apoio através das notas do MNU Nacional (Movimento Negro Unificado), da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e ANAI (Associação Nacional de Ação Indigenista) e ANAQ (Articulação Nacional Quilombola). É na soma das forças de tod@s que tornaram tudo isso possível! Entendendo que sem essa coletividade estabelecida, não teríamos chegado tão longe! Nosso mais profundo e sincero agradecimento e muito obrigado!

Não há vencidos e nem vencedores. Que os povos tradicionais e a UFRB sejam as grandes vitoriosas dessa nossa luta!

Que a UFRB se pinte de povo, que nós sejamos a Federal do Recôncavo de fato, que seu discurso se alinhe à prática! Que a UFRB nos abace, nos acolha, nos ouça e nos respeite!

Nós somos a continuação de um legado ancestral que não começou agora! Nenhum quilombola e indígena a menos!

Ubuntu, eu sou porque nós somos! Que o Recôncavo a cada dia caminhe a florescer novamente em uma grande aldeia, em uma nova Palmares!

Seguem abaixo todas as manifestações de apoio:

Notas da Ocupação:

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
bottom of page