top of page

Recôncavo participa do XVIII Congresso Nacional do MNU

  • MNU Recôncavo
  • 14 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

O MNU Recôncavo participou com uma delegação de 9 membros do XVIII Congresso Nacional do MNU, ocorrido em Brasília, nos dias 27 a 29 de Outubro.

Plenária do Congresso Nacional do MNU 2017

Importantes decisões foram tomadas diante um contexto político-econômico completamente desfavoráveis e antagônicos aos interesses do Povo Negro.

Faz-se pontuar 2 elementos importantes que se desenharam nesse Congresso como marcos para a maior organização negra do país:

1 - O protagonismo das mulheres negras! Em um processo sem precedentes, as mulheres negras do MNU se reuniram em grande plenária e determinaram que a nova Coordenação Geral Nacional deve ser encabeçada por uma mulher, assim como 70% da composição da Coordenação Nacional! E assim fez-se história!

Mulheres da Delegação do Recôncavo junto a mais nova Coordenadora Geral do MNU, Iêda Leal

2 - A expressiva participação de jovens (e destes uma quantidade significativa da comunidade LGBT) nesse congresso, que se fizeram presentes e deram notáveis contribuições aos vários debates. Marcando assim uma retomada das bases e um fundamental encontro geracional entre novos e velhos quadros, que promete dar bons frutos para a luta e reoxigenação aos trabalhos da luta organizada.

A mais nova coordenadora geral do MNU discursando sobre o encontro de gerações e a confiança no futuro através dos mais jovens, a renovação de quadros para a manutenção da luta organizada antirracista.

O Recôncavo esteve presente em quase todos os GT (Grupos de Trabalho) Temáticos que ocorreram durante o Congresso, apresentando ideias e colocando-se a disposição da execução dos trabalhos construídos dentro dos mesmos. Por fim, o reconhecimento de uma sólida construção da setorial regional do Recôncavo no contexto nacional, firma-se por aclamação da plenária a nomeação da então Coordenadora Geral da seção do MNU Recôncavo, Francine França, tornando-se a mais nova Coordenadora Nacional de Fomento a Cultura, uma das mais jovens coordenadoras nacionais da história do MNU! Agradecemos a todas as pessoas que de alguma maneira possibilitaram a ida a delegação e que depositaram esperança em nossa participação positiva e propositiva nesse congresso, que fundam os alicerces da criação do Congresso Temático dos 40 anos de MNU em 2018!

Vida Longa ao MNU, Vitória do Recôncavo, Vitória do Povo Negro!

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
bottom of page