Recôncavo participa do XVIII Congresso Nacional do MNU
- MNU Recôncavo
- 14 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

O MNU Recôncavo participou com uma delegação de 9 membros do XVIII Congresso Nacional do MNU, ocorrido em Brasília, nos dias 27 a 29 de Outubro.

Plenária do Congresso Nacional do MNU 2017
Importantes decisões foram tomadas diante um contexto político-econômico completamente desfavoráveis e antagônicos aos interesses do Povo Negro.
Faz-se pontuar 2 elementos importantes que se desenharam nesse Congresso como marcos para a maior organização negra do país:
1 - O protagonismo das mulheres negras! Em um processo sem precedentes, as mulheres negras do MNU se reuniram em grande plenária e determinaram que a nova Coordenação Geral Nacional deve ser encabeçada por uma mulher, assim como 70% da composição da Coordenação Nacional! E assim fez-se história!
Mulheres da Delegação do Recôncavo junto a mais nova Coordenadora Geral do MNU, Iêda Leal
2 - A expressiva participação de jovens (e destes uma quantidade significativa da comunidade LGBT) nesse congresso, que se fizeram presentes e deram notáveis contribuições aos vários debates. Marcando assim uma retomada das bases e um fundamental encontro geracional entre novos e velhos quadros, que promete dar bons frutos para a luta e reoxigenação aos trabalhos da luta organizada.

A mais nova coordenadora geral do MNU discursando sobre o encontro de gerações e a confiança no futuro através dos mais jovens, a renovação de quadros para a manutenção da luta organizada antirracista.
O Recôncavo esteve presente em quase todos os GT (Grupos de Trabalho) Temáticos que ocorreram durante o Congresso, apresentando ideias e colocando-se a disposição da execução dos trabalhos construídos dentro dos mesmos. Por fim, o reconhecimento de uma sólida construção da setorial regional do Recôncavo no contexto nacional, firma-se por aclamação da plenária a nomeação da então Coordenadora Geral da seção do MNU Recôncavo, Francine França, tornando-se a mais nova Coordenadora Nacional de Fomento a Cultura, uma das mais jovens coordenadoras nacionais da história do MNU! Agradecemos a todas as pessoas que de alguma maneira possibilitaram a ida a delegação e que depositaram esperança em nossa participação positiva e propositiva nesse congresso, que fundam os alicerces da criação do Congresso Temático dos 40 anos de MNU em 2018!





Vida Longa ao MNU, Vitória do Recôncavo, Vitória do Povo Negro!